Redação Pragmatismo
Dilma Rousseff 18/Mar/2015 às 11:06 COMENTÁRIOS
Dilma Rousseff

Governo Dilma bate recorde de reprovação, diz Datafolha

Publicado em 18 Mar, 2015 às 11h06

Datafolha: Índice de rejeição ao governo Dilma Rousseff é o mais alto desde setembro de 1999, primeiro ano do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Pesquisa foi realizada logo após as manifestações de domingo

dilma datafolha reprovação recorde
Governo Dilma tinha aprovação recorde antes das jornadas de junho, em 2013 (Reprodução: Folha de S.Paulo)

A avaliação ruim/péssima do governo de Dilma Rousseff subiu de 44% em fevereiro para 62% após as manifestações do último domingo. É o que mostra a pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. Já a avaliação dos que consideram o governo petista ótimo ou bom caiu de 23% no mês passado para 13% agora.

Resultado da pesquisa de avaliação do governo de Dilma:
– Ótimo/bom: 13%
– Regular: 24%
– Ruim/péssimo: 62%

Essa é a mais alta taxa de reprovação de um mandatário desde setembro de 1999, no segundo mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso. À época, a reprovação de FHC era de 65% [relembre aqui].

No sentido oposto, a taxa de aprovação chegou ao ponto mais baixo desde o início de seu primeiro mandato. Os que julgam sua gestão como boa ou ótima somam 13%.

Este patamar é comparável com o pior momento do ex-presidente Itamar Franco, que teve 12% de aprovação em novembro de 1993, época do escândalo do Orçamento, na Câmara. Além de Itamar, tiveram desempenhos piores que o de Dilma os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (8% de aprovação em setembro de 1999, quando a população sentia os efeitos do desemprego, alta inflação e desvalorização do Real). Além do próprio Collor na fase pré-impeachment (9%).

Durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, a pior taxa de aprovação foi de 28%, em dezembro de 2005, logo após a cassação do mandato parlamentar de José Dirceu (PT-SP) na Câmara, acusado de corrupção no mensalão.

A pesquisa entrevistou 2.842 eleitores logo após as manifestações do último domingo (15) que levaram milhares de pessoas às ruas do país para protestar contra Dilma.

Congresso Nacional

A pesquisa Datafolha mostra ainda que 9% dos entrevistados consideram “bom” ou “ótimo” o desempenho de senadores e deputados no Congresso. Outros 50% acreditam que a atuação dos parlamentares é “ruim” ou “péssima”.

com Folha de S.Paulo

Recomendações

COMENTÁRIOS