Mensagens xenófobas celebram mortes em voo da Germanwings
Mensagens de ódio e tuítes xenófobos celebram morte de catalães em voo da Germanwings que matou 150 pessoas na última terça-feira
Mariana Pasini, Opera Mundi
Diversas mensagens de ódio e caráter xenófobo contra catalães foram postadas nas redes sociais desde que o avião da Germanwings se acidentou nesta terça-feira (24/03). O voo, que partiu de Barcelona, capital da Catalunha, em direção à cidade alemã de Düsseldorf se chocou com montanhas dos Alpes perto do município de Barcelonette, na França. Autoridades catalãs já se movimentam para investigar o caso.
SAIBA MAIS: Copiloto da Germanwings derrubou avião de propósito, aponta investigação
Entre as mensagens flagradas pela plataforma digital Drets.cat, dedicada a combater a catalanofobia, estão postagens como: “A única coisa ruim sobre o acidente com o avião é que morreram poucos catalães, mas já é alguma coisa”; “Tomara que um avião com todos os catalães se choque com uma rocha e que morram lenta e dolorosamente”; e, “Calma, não façamos um drama, que no avião estavam catalães, não pessoas”.
A polícia local da comunidade autônoma da Catalunha, chamada de Mossos d’Esquadra, informou já ter aberto diligências; no momento 24 tuítes de 17 perfis diferentes estão sendo investigados. Estas mensagens teriam sido enviadas pelo Departamento do Interior à Promotoria de Ódio e Investigaçao.
Além disso, segundo o jornal local La Vanguardia, o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, pediu às forças de segurança do Estado que investiguem essas mensagens.
A plataforma Drets.cat, que flagrou e reuniu as mensagens, pretende protocolar nesta quinta-feira (26/03) uma denúncia à Promotoria de Barcelona. Segundo uma nota em seu site, os tuítes que serão alvo de denúncia “incorrem em um delito tipificado no artigo 150 do código penal, já que fazem alusão ao ódio, a discriminação e a violência contra um coletivo pelo fato de serem catalães”.