Padre Fábio de Melo se posiciona sobre o casamento homossexual
Na contramão de diversos líderes religiosos que condenam o casamento homossexual, Padre Fábio de Melo surpreende e se posiciona de maneira equilibrada sobre a questão. No ano passado, o Padre Beto acabou excomungado por defender a mesma posição
O Padre Fábio de Melo utilizou a sua conta no Twitter, com mais de 850 mil seguidores, para se posicionar em defesa da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Nas publicações, o padre procura esclarecer que direitos civis são competência do Estado, e não de congregações religiosas. Sucesso nas redes sociais, o padre conta ainda com mais de 4 milhões de seguidores no Facebook.
Nesta segunda-feira, na Festa da Penha, no Espírito Santo, Fábio de Melo voltou a falar sobre união homoafetiva. “A Igreja tem o direito de se posicionar em relação aos seus dogmas e sobre condutas morais, mas para nós cristãos católicos. Ela pode sugerir para a sociedade, mas não pode fazer imposição àqueles que não creem”, disse.
No ano passado, no palco do programa Altas Horas, da TV Globo, Fábio de Melo já havia se manifestado em defesa do casamento civil homossexual. Na ocasião, o padre destacou a importância de separar a questão religiosa dos direitos civis.
Apoio e críticas
O padre Fábio de Melo foi apoiado pela maioria dos seus seguidores no Twitter após externar seus posicionamentos. Mas também recebeu duras críticas. O casamento gay, que é ainda um tema tabu no meio do cristianismo, costuma ser abertamente repudiado por uma série de líderes religiosos. Na Câmara dos Deputados, os evangélicos Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Marco Feliciano (PSC-SP) são dois dos principais opositores da união entre pessoas do mesmo sexo.
“Até que em fim um religioso entendendo que Estado não é cristianismo. Parabéns Padre!”, escreveu um internauta.
Ainda no Twitter, o padre afirmou que foi chamado até de ‘cachorro’ por pessoas que se dizem ‘adeptas da fé cristã’.
“Sabe o que mais me assusta? As piores ofensas, o desrespeito, a falta de honestidade intelectual, vem de quem se diz ‘defensor da fé cristã’. O outro me chamou de cachorro. Recebi como elogio, é claro! Lucca me ensina diariamente sobre amor e fidelidade”, escreveu o padre.
Sabe o que mais me assusta? As piores ofensas, o desrespeito, a falta de honestidade intelectual, vem de quem se diz "defensor da fé cristã"
— Fábio de Melo (@pefabiodemelo) 14 abril 2015
O outro me chamou de cachorro.
Recebi como elogio, é claro!
Lucca me ensina diariamente sobre amor e fidelidade. pic.twitter.com/Nht1MVINPo
— Fábio de Melo (@pefabiodemelo) 14 abril 2015
Padre excomungado
O padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como padre Beto, foi oficialmente excomungado da Igreja católica no ano passado após não condenar a bissexualidade e a homossexualidade. Padre Beto questionou dogmas da Igreja e chegou a defender o casamento homossexual.
Hoje, padre Beto afirmou que continua a ter fé, mas que agora ela não está ligada a nenhuma denominação. Atualmente o ex-religioso dá aulas em uma faculdade de Bauru e tem viajado por todo o País para ministrar palestras e para divulgar um livro lançado recentemente.