Site permite que você acompanhe a queda da nave russa em tempo real
Sites Spaceflight101 e SatView disponibilizam a trajetória em tempo real da nave russa Progress, que deve cair na terra nos próximos instantes
(ATUALIZAÇÃO 08/05 / 9:00) – A espaçonave russa “Progress M-27M” alcançou o solo terrestre nesta quinta-feira (8). O foguete, que estava caindo descontroladamente em direção à Terra, desintegrou-se sobre o Oceano Pacífico nesta madrugada, sem provocar danos.
___________
A nave espacial russa Progress M-27M, sem controle desde a última semana, deve atingir a superfície terrestre na madrugada desta sexta-feira (8). O veículo não-tripulado ganhou a atenção da internet logo depois que a Rússia afirmou ter falhado em todas as tentativas de retomar seu controle e alertado o mundo inteiro que a nave pode cair em qualquer parte da Terra – ainda que, provavelmente, boa parte de sua estrutura será desintegrada após entrar na atmosfera.
A nave ficou vísivel em diversas partes do Brasil na quarta-feira (6). Nesta quinta-feira, a nave teria sido filmada cruzando o céu da Argentina por astrônomos amadores. “O cargueiro se desintegrará ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra. Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta”, informou a agência espacial russa Roskosmos.
É muito provável que ela caia no oceano, assim como outras cápsulas espaciais, e principalmente pelo fato que a Terra tem grande parte da sua superfície formada por oceanos. A nave, que pesa pouco mais de sete toneladas, está girando descontroladamente a aproximadamente 30 rotações por minuto. É possível seguir o trajeto da espaçonave em tempo real por dois sites confiáveis: Spaceflight101 e Satview.
Queda no Brasil?
O mundo inteiro está acompanhando a queda e é claro que as pessoas se preocupam com o lugar em que vai acontecer.
O Brasil está fora das rotas que traçam os destinos mais prováveis da queda da Progress M-27. As linhas da imagem que ilustra o texto representam os locais onde a nave cargueiro russa pode cair. Acompanhe a trajetória em tempo real da espaçonave aqui.
Annibal Hetem, professor de Engenharia Espacial da Universidade Federal do ABC, afirma que cientistas do mundo inteiro vão calcular o local onde a nave vai cair assim que ela entrar na atmosfera. Ele disse que, nessa hora, eles terão no máximo 15 minutos para informar a população de áreas habitadas, se a nave estiver em direção ao continente. Mas o mais provável é que ela caia no mar, em uma área desabitada ou no deserto.
Velocidade
A nave Progress anda numa velocidade enorme: 25 mil quilômetros por hora, aproximadamente. Ela leva menos de uma hora e meia para dar uma volta completa na Terra. Para se ter uma ideia, na tarde desta quinta-feira (7) ela foi do norte do Amazonas ao sul do Paraná em pouco mais de seis minutos.
O acidente
Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material e mantimentos deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis.
A agência russa ainda tentou fazer uma manobra para o pouso seguro da nave, o que não foi possível. A perda da nave de carga vai custar cerca de 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses. Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho, levando mantimentos e outros materiais necessários para a vida no espaço.
Além do material, a Progress também transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em 1945, em Berlim. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial.
com agências