Redação Pragmatismo
Mobilidade Urbana 21/Mai/2015 às 17:14 COMENTÁRIOS
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Ciclista conta como um repórter tentou usá-lo para demonizar as ciclovias de SP

Publicado em 21 Mai, 2015 às 17h14

Ciclista desmascara má-fé do Diário de São Paulo. Ao tentar usá-lo para demonizar as obras da ciclovia em São Paulo, jornal não imaginava que estaria colocando a sua própria credibilidade em risco

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Thiago Ermel foi abordado pela reportagem do Diário de São Paulo para tratar das obras da ciclovia. Seu depoimento foi descartado por ir de encontro com os objetivos enviesados da matéria (Facebook)

Thiago Ermel, ciclista e editor do blog Pedal Elétrico, pedalava na região da av. paulista, altura do MASP, na última terça-feira, 19, quando foi abordado por uma reportagem do jornal Diário de São Paulo.

O jornalista pediu uma entrevista a Thiago para tratar das supostas paralisações nas obras da ciclovia na capital paulista e contava com a colaboração do entrevistado para confirmar a tese que seria estampada na matéria.

Thiago não corroborou com o que ouvira do jornalista e contestou a sua versão. Suspeitando que seu contraponto não seria publicado (ou poderia ser deturpado) pelo jornal, o ciclista utilizou o Facebook para relatar o episódio. Até o fechamento deste texto, sua postagem já havia recebido mais de 3 mil curtidas. Leia a íntegra:

Hoje eu voltava pela Paulista, na altura do MASP, quando, ao parar num semáforo, um jornalista do Diário de São Paulo pediu uma entrevista sobre a ciclovia da Paulista. A conversa foi mais ou menos assim:

– Você passa aqui sempre?
– Todo dia, indo para o trabalho e voltando.
– A gente tá vendo que as obras da ciclovia estão paradas há algum tempo, você reparou nisso?
– Paradas? Acho que não. Aqui não tem nada porque está praticamente pronta. Mas lá na Bernardino de Campos está a todo vapor, e na Praça do Ciclista vi eles colocando asfalto pigmentado esses dias.
– Mas aqui está tudo parado, fechado…
– Acho que só vão abrir quando estiver totalmente pronta, né? Por uma questão de segurança.
– Mas as obras vão atrasar, vão passar da data limite.
– Olha, até onde sei o cronograma previsto era de seis meses… (nesse momento eu já tinha sacado a intenção de procurar picuinha para criticar ciclovias).
– Mas vai atrapalhar a Parada Gay, agora em junho.
(Só pensei: se com manifestação quase toda semana, inclusive muito grandes, não teve nenhum incidente com a ciclovia, porque teria num evento totalmente pacífico?)
– Acho que não atrapalha não…
– E o pessoal reclama, diz que são pouco usadas.
– (Aí eu já comecei a ficar sem paciência.) Demanda induzida. Se você constrói uma via para carros, com o tempo mais carros passam a usar aquela via, até congestionar. Se constrói uma linha de metrô, ela vai enchendo e saturando aos poucos. É a mesma coisa com ciclovias.
– Isso é o que o prefeito diz. Primeiro as ciclovias, depois as bicicletas…
– Isso é o que os urbanistas dizem. Ele só está repetindo o que aconteceu e acontece em todo o resto do mundo. Mas eu tenho a impressão que quando esta ficar pronta, o uso vai surpreender os críticos.
– Sei. Mas e as obras, estão paradas, né?
– Cara, dá uma olhadinha nas pontas da Paulista. Checa lá que você vai ver que elas continuam.
– Tá. Podemos tirar uma foto sua com a bicicleta, ali no meio (na ciclovia)?
– Ah, não, né? Depois alguém vai dizer que eu estava usando a ciclovia sem estar pronta, sem segurança…

(O fotógrafo bateu ali mesmo, na calçada, com a ciclovia ao fundo. O repórter não gravou a fala, não fez uma anotação sequer – apenas meu nome, profissão e idade. A ver o quanto disso tudo aparecerá amanhã na matéria do Diário de SP).

Quando a matéria foi publicada no jornal, as suspeitas de Thiago se confirmaram: o Diário de São Paulo omitiu todo o seu depoimento.

“Tem o comentário de uma comerciante que tem um quiosque na Paulista, de uma faxineira e também de uma advogada que trabalha e mora na região. Mas não do ciclista que faz a Paulista de ponta a ponta diariamente, indo e voltando para o trabalho, desde o início de 2014, acompanhando de perto e com muito interesse a evolução da ciclovia”, lamentou.

“Não tenho dúvida de que as informações que eu levei para o repórter eram não só relevantes, mas apresentavam um ponto de vista diferente que poderia dar mais substância à reportagem (sem falar em imparcialidade). Mas não foi aproveitado, pois desde o começo não era o que entrevistador queria demonstrar”, continuou.

Para Thiago, o Diário de São Paulo tentou colocar em xeque as ações da CET e da Prefeitura, mas o que “acabou indo para a fogueira foi a credibilidade do jornal”.

“Mencionei precisamente, um dia antes da publicação, o que eu via com meus próprios olhos e o que a Prefeitura informou: as obras estão ocorrendo nas extremidades da Paulista, especialmente na Bernardino de Campos. Mas não podiam desmentir a versão predominante […] Ao menos o jornalista teve a decência de não distorcer minha fala – acho que ia tão frontalmente contra as instruções que ele trouxe da redação, que pouco havia o que fazer com ela. Nem por isso foi menos desonesto com o leitor”, concluiu.

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