Redação Pragmatismo
Homofobia 26/Jun/2015 às 18:48 COMENTÁRIOS
Homofobia

Casamento gay nos EUA é aprovado pela Suprema Corte; veja a repercussão

Publicado em 26 Jun, 2015 às 18h48

Em decisão histórica, Suprema Corte dos EUA libera casamento gay em todo o país. "Vence o amor", afirmou Barack Obama. Pré-candidatos à Presidência, famosos e personalidades comentaram o tema

casamento gay eua
Suprema Corte dos EUA libera casamento gay em todo o país; para Obama, ‘amor vence’. Decisão histórica foi comemorada por uma multidão nos arredores da Corte de Justiça; 13 estados que impediam união terão que celebrá-las e reconhecê-las

A Suprema Corte dos Estados Unidos declarou nesta sexta-feira (26/06) que casais formados por pessoas do mesmo sexo têm o direito constitucional de se casar. Cinco ministros votaram a favor e quatro votaram contra a decisão, que cita a 14ª Emenda da constituição norte-americana que declara que todos os cidadãos do país têm direitos iguais.

A maioria da Corte sustentou que a Constituição norte-americana exige que os estados permitam o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo e reconheçam o casamento em seu território quando ele tiver sido consumado em outro estado. Antes da decisão, casais homossexuais podiam se casar em 36 estados dos EUA, mas cortes federais não estavam de acordo sobre se os estados deveriam permitir casamentos e reconhecer uniões realizadas além de suas fronteiras.

Decisão

“Está claro que as leis discutidas oprimem a liberdade de casais formados por pessoas do mesmo sexo, e deve ser reconhecido que elas condensam preceitos centrais da igualdade (…).

Especialmente após uma longa história de desaprovação deste tipo de união, a negação do direito ao casamento a casais formados por pessoas do mesmo sexo é um grave e contínuo dano”, afirma a decisão da Corte. “A imposição deste obstáculo a gays e lésbicas serve para desrespeitá-los e subordiná-los. E a Cláusula de Proteção Igualitária, assim como a Cláusula do Devido Processo, proíbe esta infração injustificada do direito fundamental ao casamento.”

A Corte conclui: “Nenhuma união é mais profunda do que o casamento, pois ele incorpora os mais altos ideais de amor, fidelidade, devoção, sacrifício e família. [Os requerentes] pedem dignidade igualitária aos olhos da lei. A Constituição lhes garante esse direito.”

Obama

Para o presidente Barack Obama, a histórica decisão é um passo “em direção à igualdade”. “Hoje é um grande passo em nossa marcha em direção à igualdade. Casais gays e lésbicos agora têm o direito de se casar, exatamente como qualquer outra pessoa. O amor vence”.

Casa Branca

Em comemoração à decisão, a Casa Branca mudou seu avatar no Twitter e inseriu um gif com a história do casamento gay no país. O perfil do departamento do Departamento do Interior dos EUA postou uma foto com a mensagem: “Amor é amor!”

Hillary Clinton

A principal pré-candidata à presidência pelo partido Democrata, Hillary Clinton, mudou seu avatar para um H com as cores LGBT e comentou: “orgulhosa por celebrar uma vitória histórica para o casamento igualitário – e a coragem e determinação dos americanos LGBTs que fizeram isso possível”.

Rick Santorum

O pré-candidato republicano Rick Santorum ressaltou em seu perfil que a decisão foi tomada por cinco juízes que não foram eleitos e eles “redefiniram a unidade fundacional da sociedade. Agora é a vez de o povo falar”. Em outra postagem, ele ressaltou que “a Corte é um dos três poderes do governo e eles têm um registro imperfeito. O risco é muito elevado para ceder [a decisão pelo casamento gay] para juízes não eleitos”, ressaltou.

Jeb Bush

O também pré-candidato republicano e ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush, ressaltou em um comunicado que “guiado pela minha fé, eu acredito no casamento tradicional” e ressaltou que a “Suprema Corte deve permitir que os estados tomem essa decisão”. E acrescentou: “Agora é crucial que como país nós protejamos a liberdade religiosa e o direito de consciência e também a não discriminação”.

Scott Walker

O republicano Scott Walker escreveu que a decisão “foi um grave erro. Cinco juízes não eleitos tomaram para si a redefinição da instituição do casamento

Lady Gaga, Madonna, Bette Midler, Cyndi Lauper

Entre as celebridades, o tom foi de comemoração. A cantora Lady Gaga postou uma foto com a bandeira LGBT e escreveu: “Parabéns, América! Casamento [entre pessoas] do mesmo sexo agora é legal em todo o país #IgualdadeParaTodos. Madonna considerou se tratar do início de uma “revolução do amor”. A atriz, cantora e comediante Bette Midler brincou ao fazer um “convite”: “Vamos à capela”.

A cantora Cyndi Lauper, postou várias mensagens em apoio à decisão, que considerou “um grande passo”. “Todos os americanos, independentemente de sua orientação sexual, podem se casar com a pessoa que ama”.

Mark Zuckeberg, Tim Cook

O criador do Facebook, Mark Zuckeberg, com quase 33 milhões de seguidores na rede social, mudou sua foto de perfil para uma com as cores LGBT e postou uma imagem que mostra a evolução das comunidades LGBT dentro do Facebook. “Nosso país foi fundado na promessa de que todas as pessoas são criadas iguais, e hoje nós demos outro passo para alcançar essa promessa. Eu estou muito feliz pelos meus amigos e por todos em nossa comunidade, que podem, finalmente, celebrar seu amor e serem reconhecidos como casais iguais perante a lei”. A postagem teve mais de 80 mil curtidas e superou os três mil compartilhamentos.

O CEO da Apple, Tim Cook, considerou a decisão “uma vitória para a igualdade, perseverança e amor”.

informações de Opera Mundi e Alternet

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS