Apresentadora é chamada de 'racista' após publicar foto de babás
Fernanda Lima, apresentadora da Rede Globo, discutiu com seguidores após ter sido chamada de racista por conta da publicação de uma foto das babás de seus filhos seguida de legenda. A postagem, aparentemente despretensiosa, foi considerada ofensiva por alguns internautas
Fernanda Lima, apresentadora de Rede Globo, decidiu rebater alguns comentários nas redes sociais nesta segunda-feira após publicar uma foto das babás Ângela e Tayane Dias, duas jovens que cuidam dos seus filhos. “Aqui em casa não tem essa de babá vestida de branco! Ó o grau das mina!”, escreveu na legenda.
Uma internauta enxergou racismo na postagem. “O mais triste desse país não é o fato de estarem vestidas de branco ou não, é o fato de sempre vermos pelo passado escravocrata esse tipo de foto, a Sinhá branca falando ‘Olha minhas negras não vivem na senzala, são da casa’. Pode até tratar bem, mas infelizmente elas sempre serão as babás e a sinhá sempre será a boazinha, tipo Princesa Isabel. Um dia, neste país, ainda vamos ver os negros no poder e não só subalternos como essa foto, #prontofalei”, escreveu.
SAIBA MAIS: Estudante de Medicina sofre racismo por não ser ‘branquinha de cabelos lisos’
Fernanda Lima respondeu pontualmente: “Querida, essas meninas são filhas de uma grande amiga e não trabalhavam. Quando tive meus meninos, liguei pra ela perguntando se elas queriam uma oportunidade de trabalho porque eu estava disposta a ensinar, já que saquei que, apesar de difícil, a profissão de babá pode ser muito rentável. Desde então elas convivem com a nossa família, comemos na mesma mesa, conversamos e trocamos confidências como amigas. E ainda as remunero muito bem”.
A seguidora de Fernanda se explicou. “Como sou uma pessoa educada e antes que os seguidores da Sinhá Fernanda comecem a me xingar (…), não vão entender nunca mesmo, passando 127 anos da abolição, que vemos a mesma cena: brancos patrões e negros empregados. Tenho certeza que vocês não vão querer que esse quadro mude. Afinal, quem vai servir, né?”.
Exagero?
A discussão entre a apresentadora e a internauta provocou opiniões divergentes nas redes sociais. “Então negro não pode ser empregado? Só pode ser chefe? Não vi problema algum no post”, afirmou Valério Souza, concordando com Fernanda.
“Chamar alguém de Sinhá e afirmar que os negros só “servem” é de uma tristeza. Enfim, desejo a essa menina muita luz em seu coração, deve ter sofrido muito nessa vida”, escreveu outra jovem que também saiu em defesa da apresentadora.
“Se fosse duas babás de pele branca não causaria tanta discussão, o preconceito está nos olhos daquele que olha a foto e interpreta de maneira totalmente equivocada, para pessoas sem preconceito, simplesmente são duas mulheres lindas e estilosas que tem o carinho da patroa e seu trabalho reconhecido!”, postou outra.
“Detalhe, as babás da Fernanda têm nomes, ao contrário das babás dos filhos de Angélica”, destacou uma internauta, referindo-se à polêmica em torno do acidente aéreo envolvendo Luciano Huck, Angélica, seus filhos e as babás há três meses.
Mas nem todos concordaram com a apresentadora.
Para o internauta Gabriel Sales, que ressaltou que Fernanda não teve intenção de agredir ninguém com sua publicação, racismo ‘é coisa de que quem sofre’. “Lá vem a camada de ‘branco’ latino americano falando ‘racismo é coisa de quem vê’. Queridos, racismo é coisa de quem sofre. A Fernanda Lima pode não ter agredido intencionalmente ninguém, mas a postura é sintomática, principalmente pelo aporte publicitário que famosos como ela tem com sua rede social: todos bem sucedidos, estilosos, e brancos do bem, vendendo a grife de si mesmo, só que com uma forcinha da imagem alheia. Cada postagem deve ser pensada, pois ela mesma fez questão de carimbar a profissão das babás-amigas, que chegam até a comer na mesa e recebem muito bem, vejam só! Parabéns pelo luxo e mimo com a funcionárias Fernanda, quem iria pensar em tratar como gente um ser humano?”, publicou
VEJA TAMBÉM: Rede Globo rebate acusações de racismo em foto sobre ‘diversidade’
“Tampouco creio que a Fernanda Lima teve má intenção, mas infelizmente, há uma mensagem subliminar nesta foto com a legenda em referência”, completou Leila Rosa.