Redação Pragmatismo
Protestos 19/Ago/2015 às 17:52 COMENTÁRIOS
Protestos

Eduardo Jorge justifica foto ao lado de manifestante 'anti-Marx'

Publicado em 19 Ago, 2015 às 17h52

Eduardo Jorge participou das manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff no último domingo. Questionado sobre a fotografia ao lado de um jovem que segurava um cartaz com os dizeres "Menos Marx, Mais Mises", o ex-presidenciável divulgou uma justificativa

eduardo jorge mises marx
Conhecido pelo seu ideário progressista, Eduardo Jorge, militante de movimentos de esquerda, foi fotografado ao lado de jovem que segura cartaz exaltando Ludwig von Mises, economista que é referência para a direita brasileira

Presente na manifestação deste domingo (16) em São Paulo, o ex-presidenciável Eduardo Jorge (PV) afirmou que não é golpe pedir impeachment da presidente Dilma.

“Dizem alguns do governo atual que pedir impeachment é golpe. Que conversa fiada! Fui do PT e da direção do PT vinte e tantos anos. Dediquei um terço da minha vida a ele e lembro muito bem: éramos a favor do impeachment em tudo. É constitucional”, disse.

Ele ponderou, porém, que “tem que ter um rito”. “Não pode ser no atropelo, na força na rua. Tem que ter acusação, defesa, provas”. Eduardo Jorge também descartou o impeachment como solução “mágica” para resolver os problemas econômicos do país.

Foto polêmica

Ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e reconhecido pelo seu ideário progressista, Eduardo Jorge foi fotografado posando ao lado de um jovem que segurava um cartaz com os seguintes dizeres: “Menos Marx, Mais Mises”.

A imagem correu as redes sociais através de páginas de apoio às manifestações. “Até o Eduardo Jorge já sabe: Menos Marx, Mais Mises! E se chorar muito vai ter Hayek, Ron Paul, Walter Block, Rothbard e Jesus Huerta também”, publicou uma delas.

Eduardo Jorge usou sua conta pessoal do Twitter para esclarecer o episódio: “Para socialistas nervosos e liberais apressados: não vi o cartazete do moço na hora da foto. Só isto. Mini tempestade em mini copo d’água…”

Ludwig von Mises foi um economista e filósofo europeu que defendia o Estado mínimo e o liberalismo econômico. Mises trabalhou como conselheiro econômico do governo fascista de Engelbert Dollfuss na Áustria e defendia a aprovação do fascismo italiano como forma de combate à esquerda. A obra de Mises é, hoje, uma das principais referências teóricas para a direita brasileira.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS