Redação Pragmatismo
Mobilidade Urbana 25/Set/2015 às 12:20 COMENTÁRIOS
Mobilidade Urbana

Prefeita de Paris diz que "votaria em Haddad" durante debate na Sciences Po

Publicado em 25 Set, 2015 às 12h20

“Eu votaria no Haddad”, diz prefeita de Paris durante debate promovido pela renomada universidade Sciences Po, na França. Anne Hidalgo e Fernando Haddad foram apresentados pelo decano da universidade como dois gestores que sabem ousar. Ambos discutiram diversos temas comuns às duas cidades

Anne Hidalgo Haddad Paris
Anne Hidalgo, prefeita de Paris (divulgação)

Nina Santos, em seu blog

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, encerrou o debate entre ela e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, na noite desta quinta-feira (24), na capital francesa, dizendo que votaria no prefeito paulista. Ela fez a declaração após Haddad contar que havia sido questionado se não estava arriscando demais em seu governo e colocando sua reeleição em risco.

Os prefeitos participaram de um debate promovido pela renomada universidade Sciences Po, em Paris, para marcar a inauguração de sua Escola de Urbanismo. Para o diretor da Sciences Po, Frédéric Mion, Haddad e Hidalgo são exemplos de prefeitos inovadores e progressistas. Uma sala lotada de estudantes escutou atentamente as estratégias dos dois políticos para mudar a realidade de suas cidades.

Após serem apresentados pelo decano da universidade, Patrick le Galés, como “dois prefeitos que sabem arriscar”, Haddad e Hidalgo discutiram diversos temas comuns às duas cidades, tais como o impacto de novas tecnologias como o Uber e o AirBnB e a relação entre questões sociais e ambientais. “Todos os problemas sociais são também ambientais, não podemos separar”, afirmou Haddad. Hidalgo ressaltou a importância do poder público para garantir o direito à cidade para todos: “A regra do mercado não pensa nas pessoas em situação precária, com deficiência, nas crianças e nos idosos”.

Ambos considerados prefeitos inovadores em suas cidades, eles destacaram a importância de arriscar para construir coisas novas. Atualmente a prefeita Anne Hidalgo propõe uma revisão dos processos de decisão na cidade de Paris que afetaria tanto a relação com o executivo nacional quanto a participação cidadã. Já Haddad afirmou que se apóia em vários estudos acadêmicos e experiências internacionais para implantar suas políticas, mas que “não podemos ter medo de testar hipóteses e isso significa correr riscos”.

Também estiveram presentes ao evento o embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, a primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad – que cumpre uma agenda de visitas a equipamentos voltados a crianças e jovens de Paris – e o representante do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) em Paris, Leonardo Martins.

Recomendações

COMENTÁRIOS