Nova pesquisa Datafolha aponta José Serra ladeira a baixo
Político ultrapassado? O eleitor paulistano começa a perceber que José Serra não tem mais nada de novo a oferecer
A recente pesquisa Datafolha realizada nesta segunda-feira (20), na capital paulista, aponta mudanças no cenário eleitoral. Pela primeira vez, Celso Russomanno (PRB) aparece à frente do tucano José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O candidato do PRB tem 31% das intenções de voto, 4 pontos a mais que Serra.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para cima ou para baixo, eles continuam tecnicamente empatados. Em relação ao levantamento anterior, de 19 e 20 de julho, Russomanno cresceu 5 pontos. No mesmo período, Serra caiu 3 pontos.
O aspecto principal evidenciado pela pesquisa Datafolha sobre a eleição paulistana é o acentuado declínio do candidato das forças conservadoras, José Serra. Esse declínio se manifesta tanto na queda de sua intenção de votos, como no aumento de sua rejeição.
Leia mais
- José Serra se irrita com eleitor e dispara: “você é um bosta!”
- Frei Betto: “Votar nulo ou em branco é aceitar aquilo que há de pior”
- Waldemiro Santiago abençoa candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo
Em junho, Serra era rejeitado por 32% do eleitorado paulistano. Em julho, seu índice de rejeição subiu para 37%. Já na pesquisa desta segunda (20) – a última antes do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começa nesta terça (21) – o tucano oscilou mais um ponto para cima, alcançando 38%.
Serra não tem nada de novo a propor e o eleitorado paulistano e brasileiro já percebeu isso. De campanha em campanha, derrota em derrota, foi revelando seu caráter retrógrado. Político ultrapassado, vende ilusões para cacifar as suas desmedidas ambições. Acuado e rejeitado pelo eleitorado, Serra caminha para uma contundente derrota. Encostado à parede no reduto tucano por seus rivais (Aécio e Alckmin, também porta-vozes do atraso, do neoliberalismo e do conservadorismo, mas detentores de cotas de poder), o fim da carreira política de Serra se afigura como um rotundo fracasso.
Terceiro lugar
O cenário eleitoral na capital promete ainda novas mudanças a partir desta terça (21), em virtude de o início da propaganda gratuita no rádio e na TV. Alterações significativas devem ocorrer, principalmente, entre os quatro candidatos que ocupam atualmente a terceira colocação – com tendência à acentuação da diferença das intenções de votos entre eles.
A pesquisa Datafolha aponta que em terceiro lugar e tecnicamente empatados estão: Fernando Haddad (PT) com 8% das intenções de voto; Gabriel Chalita (PMDB) com 6%; Soninha Francine (PPS), 5%; e Paulinho da Força (PDT), 4%.
Folha de S.Paulo e Vermelho