Redação Pragmatismo
América Latina 24/Mai/2016 às 18:13 COMENTÁRIOS
América Latina

Papa Francisco se diz preocupado com “golpes brandos” na América Latina

Publicado em 24 Mai, 2016 às 18h13

Em reunião com bispos da América Latina, papa Francisco diz se preocupar com “golpes brandos” que estão acontecendo na região

papa francisco golpe brasil

O papa Francisco afirmou que alguns países da América Latina podem estar passando por um “golpe de Estado brando”, durante encontro com membros da presidência do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano).

Segundo o secretário-geral adjunto da Celam, Leonidas Ortiz L. Pbro, o pontífice mostrou preocupação com os problemas sociais da América Latina, dentre eles os conflitos sociais, econômicos e políticos vividos por países como Venezuela, Brasil, Bolívia e Argentina.

Sobre o Brasil, o Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, disse em entrevista à rádio Vaticano que o papa perguntou sobre a situação do país e mostrou-se preocupado. Neste mês, o papa pediu “harmonia” e “paz” para o Brasil superar “momentos de dificuldade”.

Eleições nos EUA e carências na América Central

Segundo o secretário-geral adjunto da Celam, o pontífice também expressou preocupação com as eleições dos Estados Unidos e com as carências enfrentadas pelas populações do Haiti e da República Dominicana, além de celebrar o avanço do processo de paz na Colômbia.

No último mês, o papa convidou Bernie Sanders para visitar o Vaticano. O pré-candidato a presidente dos EUA afirmou que admira Francisco porque ele “deplora a idolatria pelo dinheiro” em muitas sociedades.

“Sou um grande fã do papa. Evidentemente, há temas que discordamos, sobre os direitos das mulheres, dos homossexuais, mas ele joga um papel incrível, no sentido de dar uma dimensão moral à economia”, disse.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS