Novas gravações preocupam Michel Temer, que convoca a Abin
Obstrução da justiça? Michel Temer convoca Agência Brasileira de Inteligência para “apurar” novas revelações comprometedoras para o seu governo em conversas gravadas
A divulgação da gravação do diálogo do ex-ministro do Planejamento Romero Jucá com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sobre levar adiante o impeachment de Dilma Rousseff como única tentativa viável de barrar a Operação Lava Jato criou a primeira grande crise interna do governo interino de Michel Temer.
Junto ao áudio, veio a preocupação de que outras pessoas da cúpula do PMDB possam ser atingidas por outras grvações ou por partes da conversa gravada que ainda não foram reveladas.
A colunista do Estadão, Eliane Cantanhede, afirmou que Michel Temer recorreu aos órgãos de inteligência do governo — inclusive à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) — para apurar a veracidade da informação de que Sérgio Machado teria gravações comprometedoras também com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e com o ex-presidente da República José Sarney.
Caso a informação seja confirmada e Temer tenha mesmo recorrido à Abin, a atitude representa uma clara tentativa de Obstrução de Justiça e precisa ser analisada pelo STF.
Mais preocupações
Com a saída de Jucá, Temer agora tem cinco ministros com investigações em curso no Supremo Tribunal Federal.
Um dos casos que preocupam, por exemplo, é o de Henrique Eduardo Alves (Turismo). A casa do ministro foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal em dezembro do ano passado em uma das fases da Lava Jato.