Após Brexit, separatistas fazem campanha pela independência de São Paulo
Inspirados no Brexit, movimento separatista inicia campanha para conseguir a independência de São Paulo do resto do Brasil. Grupo virou piada nas redes sociais
Diante da vitória dos que defendiam a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo que ficou conhecido como “brexit”, a organização São Paulo Livre (SPL) iniciou na última sexta-feira a campanha “SampAdeus”, com objetivo de conseguir a independência do estado do resto do Brasil.
“Imagina um país dinâmico, com estradas magníficas, aeroportos modernos e serviços de primeiro mundo. Ouse imaginar um São Paulo livre!”, defende em seu site a organização, criada em 2014, e que se define como um movimento “separatista e moderno”.
Para chegar ao objetivo, e aproveitando os resultados do referendo britânico que monopolizou as discussões na imprensa mundial, o movimento divulgou em sua página no Facebook uma mensagem na qual defende seguir os passos do Reino Unido.
“A Grã-Bretanha saiu da UE. Agora é a nossa vez! É a vez de São Paulo!”, defende o SPL na mensagem divulgada na rede social.
A iniciativa não é a primeira proposta pelo movimento. Em 2015, o SPL já defendeu a adoção de uma moeda própria por São Paulo como primeiro passo no longo caminho de obter a independência.
O grupo aposta num “plebiscito consultivo paulista” no dia 2 de outubro para recolher a opinião da população sobre a separação. Os argumentos? São Paulo possui uma população maior que a da Argentina e tem o segundo maior PIB da América do Sul.
Nas redes sociais, o movimento dividiu opiniões. Enquanto alguns compartilharam o manifesto dos separatistas, outros enveredaram pela satirização.
Leia também: Uma das últimas entrevistas do sociólogo Zigmunt Bauman
informações de EFE e GGN