Redação Pragmatismo
Impeachment 06/Set/2016 às 12:24 COMENTÁRIOS
Impeachment

95% dizem querer novas eleições presidenciais em consulta pública do Senado

Publicado em 06 Set, 2016 às 12h24

Senado Federal abre consulta pública sobre novas eleições e 95% apoiam a proposta. Mais de 200.000 já votaram na enquete da PEC 20/2016 até a manhã desta terça-feira. A votação ainda está em aberto; confira no link

novas eleições senado consulta pública
Clique aqui para votar na consulta pública do Senado Federal sobre novas eleições

Em meio a manifestações pedindo novas eleições, o Senado abriu uma consulta pública de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema.

De autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido – BA), a PEC 20/2016 propõe novas eleições presidenciais simultaneamente às disputas municipais de outubro.

Até a manhã desta terça-feira (5), 190.000 pessoas haviam votado a favor e 14.000 contra a proposta.

Para ser aprovada, uma PEC precisa de três quintos dos votos tanto na Câmara quanto no Senado, em dois turnos.

Gaveta

A matéria repousa nas gavetas da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado há cinco meses.

O relator escolhido foi o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que ainda sequer apresentou relatório sobre a proposição – a última “movimentação” da matéria foi justamente a distribuição do texto para a relatoria, em 28 de junho, por designação do presidente da CCJ, José Maranhão (PMDB-PB).

Ambos os senadores votaram a favor da destituição de Dilma, mas apenas Acir aliviou a punição a Dilma ao votar contra a perda dos direitos políticos da petista, garantindo-lhe a participação em eleições e o exercício de função pública em cargo comissionado ou efetivo, por exemplo.

‘Fora Temer’

O apoio à proposição não se verifica apenas em meio virtual. Temer experimenta a rejeição que Dilma enfrentou na reta final de sua gestão e tem sido alvo de uma onda crescente de protestos Brasil afora, desde a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, encerrados em 21 de agosto.

Cálculos dão conta de que mais de 100 mil pessoas foram à Avenida Paulista neste domingo (4), em São Paulo, para pedir a saída de Temer da Presidência da República, em manifestação que se repetiu por outras cidades brasileiras.

Novos atos estão previstos para a próxima quarta-feira, por ocasião do feriado de 7 de setembro, em diversos municípios do país.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS