Conheça todos os candidatos fichas-sujas do Brasil em 2016
Confira, por estado, a relação dos quase 1.700 candidatos considerados inelegíveis pela Justiça eleitoral que se apoiam em recurso para disputar a eleição de domingo (2/10). Eles correm o risco de ganhar a disputa nas urnas e não levar
É muito provável que você não saiba, mas no próximo domingo (2/10) há alguma chance de votar em um candidato ficha-suja. Neste ano, quase 1.700 nomes enquadrados na Lei da Ficha Limpa disputam a eleição.
Os candidatos se apegam em recursos na Justiça Eleitoral e, por esta razão, mantêm ativas suas candidaturas.
São políticos que foram considerados inelegíveis por ter condenações criminais, prestações de contas rejeitadas, mandatos anteriores cassados ou que renunciaram para fugir da cassação, entre outros motivos.
Entre eles, 350 concorrem a prefeito, 156 a vice e 1.155 a vereador.
Um levantamento do portal Congresso em Foco revelou quem são os 1.658 fichas-sujas da eleição de 2016.
Em todos os casos, as candidaturas foram rejeitadas pelos juízes eleitorais de primeira instância.
Os candidatos que entraram com recursos terão seus registros avaliados novamente pelos tribunais regionais (TREs) e pelo TSE.
Nos casos sem definição, todos aparecerão normalmente na urna de votação. Mas seus votos aparecerão zerados no sistema de apuração eleitoral no domingo (2).
Os votos para candidatos sub judice serão divulgados, mas poderão ser invalidados caso os recursos sejam negados até dezembro.