Lula processa delegado da Lava Jato e Sergio Moro lamenta
Juiz Sergio Moro diz que é "lamentável" que o ex-presidente Lula processe um delegado da Lava Jato
O juiz Sergio Moro escreveu em um despacho de quinta (8) que é “lamentável” que o ex-presidente Lula processe um delegado da Operação Lava Jato por danos morais, após ter sido acusado de ser o “amigo” de Emílio Odebrecht numa lista que poderia indicar pagamento de propina. O delegado Filipe Hille Pace fez o apontamento sobre Lula sem sequer ser o responsável pelo inquérito.
Por conta disso, a defesa de Lula entrou com uma ação que Moro considerou inapropriada. “Lamentável que autoridades públicas, no exercício de seu dever legal, fiquem sujeitas a retaliações por parte de investigados ou acusados que confundem o exercício do dever funcional com ilícitos.”
Moro autorizou, no despacho, que a Advocacia Geral da União, que representa o delegado, tivesse acesso a dois procedimentos criminais que estão sob a guarda do juiz de Curitiba. “O interesse público reclama o deferimento do requerido para que a defesa da autoridade policial não fique prejudicada, já que a demanda não é apenas contra ela, mas também contra o serviço policial federal.”
A defesa de Lula quer que o delegado da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba pague R$ 100 mil por danos morais. “O réu inseriu em documento público afirmação ofensiva e mendaz relativa ao autor – sobre tema que sequer estava sob sua esfera funcional“, afirmam Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, Maria de Lourdes Lopes e Mauro Roberto G. Aziz, que defendem Lula.
A ação nº 1027158-14.2016.8.26.0564 tramita na 5ª Vara Cível, em São Bernardo do Campo (SP).
Leia também:
Todas as testemunhas de acusação inocentam Lula em depoimento a Sergio Moro
Sergio Moro se irrita com pergunta do advogado de Lula
Professor de Harvard aponta ilegalidades da Lava Jato contra Lula
Estudo científico da UERJ revela massacre da mídia contra Lula
Sergio Moro tem mais de 20 erros corrigidos por tribunais superiores
Sergio Moro dá tratamentos diferentes para Lula e Cláudia Cruz
Sergio Moro e advogados de Lula protagonizam audiência mais tensa da Lava Jato
A íntegra do primeiro depoimento de Lula a Sergio Moro