Diretor de zoológico é demitido após dizer “fora, Temer” na TV Globo
Governador do DF exonera diretor de Zoológico que disse “fora, Temer”, ao vivo, na TV Globo
Fábio Góis, Congresso em Foco
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), determinou a exoneração do diretor-adjunto do Jardim Zoológico, Erico Grassi Cademartori, devido ao comportamento do servidor durante entrevista por ele concedida ao telejornal Bom Dia DF, da TV Globo, ao vivo. O programa foi transmitido na manhã desta quarta-feira (5), quando a repórter deu voz a Cademartori a respeito de um projeto de colônia de férias do Zoológico. Depois de dar bom dia ao telespectador, ao âncora do Bom Dia DF (TV Globo), Guilherme Portanova, à reporter Bárbara Lins, o servidor declarou:
“Bom, primeiramente, fora, Temer. Porque não está dando mais, né?”, disse Cademartori surpreendendo a repórter, que mesmo de costas não conseguiu disfarçar um sorriso.
Para Rollemberg, que apoiou o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a atitude do servidor foi indevida. “[…] ele concedia entrevista na condição de agente público, devendo, portanto, evitar manifestação política”, disse o governador em nota à imprensa (veja íntegra abaixo).
Veja a declaração de Cademartori no vídeo:
As declarações de “fora, Temer” têm se multiplicado desde que o presidente tomou posse, interinamente, em 12 de maio de 2016, quando Dilma Rousseff foi temporariamente afastada durante o processo que culminou no seu impeachment. Uma das primeiras manifestações do tipo foi feita naquela maio do ano passado, coincidentemente no telejornal matinal da Globo no Rio de Janeiro. o Bom Dia RJ.
Naquela ocasião, a repórter Raquel Honorato entrevistou um líder estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro que protestava contra o atraso na conclusão das obras de um alojamento estudantil, iniciadas em 2012.
Em agosto de 2016, foi a vez de o ator e comediante Gregório Duvivier, um dos criadores do coletivo humorístico Porta dos Fundos, proferir o “fora, Temer”. Identificado como militante de esquerda, Gregório divulgava um espetáculo com patrocínio do Sesc quando surpreendeu a repórter da InterTV, repetidora da TV Globo na Região dos Lagos, Rio de Janeiro.
Acusada de ter apoiado o impeachment de Dilma, a TV Globo passou a ser alvo constante dos manifestantes anti-Temer em transmissões ao vivo. O canal de notícias para assinantes, a Globonews, constantemente veicula, involuntariamente, a imagem de pessoas com cartazes contra o peemedebista e gritando palavras de ordem contra o presidente –algo que contrariava os responsáveis pelo jornalismo.
Recentemente, no entanto, a emissora de maior audiência na América Latina passou a retratar o presidente Temer com especial ênfase em suas suspeitas de corrupção. Partiu de um profissional de imprensa das Organizações Globo – o jornalista Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo – a publicação da reportagem que levou o governo à sua mais grave crise e à denúncia inédita de corrupção passiva que ameaça o mandato de Temer.
Leia a nota do GDF:
“Nota à imprensa
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, decidiu exonerar o diretor-adjunto do Jardim Zoológico, Erico Grassi Cademartori, por sua atitude durante entrevista a uma emissora de televisão nesta quarta-feira (5).
O governador conversou, por telefone, com o diretor-adjunto e explicou que ele concedia entrevista na condição de agente público, devendo, portanto, evitar manifestação política.
Cademartori colocou-se à disposição do Governo para realizar a transição do cargo”